quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Expert ensina como fazer para o cabelo crescer bonito



Qualquer fio cresce entre 1 cm e 1,5 cm a mais no fim do mês; o problema é que alguns crescem para baixo enquanto outros enrolam
Foto: Shutterstock
Apesar de o cabelo da sua amiga parecer que cresce mais rápido do que o seu, é apenas uma ilusão de ótica. Os especialistas afirmam que qualquer fio cresce entre 0,5 mm a 1,3 mm por dia, o que dá entre 1 cm e 1,5 cm a mais no fim do mês. O problema é que alguns crescem para baixo enquanto outros enrolam ou, ainda, surgem bifurcações (pontas duplas) que exigem a tesoura. Para não correr esse risco, veja o que recomenda o cabeleireiro Daniel Camelo, do Studio Hans, no Rio de Janeiro: 
Terra - O que se deve fazer para evitar as pontas duplas e não ter que cortar o cabelo?
Daniel Camelo - Realmente, as bifurcações são as piores inimigas de quem quer ter um cabelão. É que se elas não forem eliminadas com a tesoura, o fio quebra antes mesmo de chegar ao comprimento desejado, ou então, ele vai crescer, só que feio e com aspecto de mal cuidado, o que não vale a pena. Para quem sofre com as pontas duplas, recomendo usar em casa xampu, condicionador e creme de tratamento de qualidade e, a cada 15 dias, fazer um tratamento de nutrição capilar no salão. 
Terra - E o ressecamento, também exige tesoura?
Daniel Camelo - Não necessariamente, pois o cabelo pode ser seco sem estar danificado. Geralmente, uma boa cauterização ou reposição de queratina no salão são suficientes para devolver o brilho aos fios.
Terra - Até mesmo o cabelo quebradiço tem solução?
Daniel Camelo - Se a quebra não for tão acentuada, um tratamento à base de queratina pode devolver massa ao cabelo e diminuir a quebra. Agora, se o fio estiver arrebentando com facilidade na metade do comprimento, sugiro dar um bom corte para eliminar a parte danificada e deixá-lo crescer de forma saudável.
Terra - Usar produtos com filtro UV ajuda quem quer deixar o cabelo crescer?
Daniel Camelo - Com certeza. Isso vai prevenir as quebras, que muitas vezes acontece só de passar o pente ou a mão no fio, e reforçar a proteção contra os agentes externos, como sol, mar e piscina, que podem trazer danos irreversíveis que só a tesoura dá jeito. Outros grandes aliados são os protetores térmicos ou produtos termoativados, aqueles que protegem contra o calor do secador, da chapinha e do babyliss. 
Terra - É possível acelerar o crescimento do fio?
Daniel Camelo - Acelerar não, mas um cabelo bem tratado e saudável dificilmente precisa ser cortado, o que dá a impressão de um crescimento mais rápido. Mesmo assim, é sempre bom aparar as pontas a cada três meses, mesmo que só um tiquinho.

Qualitá
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário