segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Na dose certa, água combate celulite, vincos e até as rugas



Consumo diário de dois litros de água auxilia no combate à celulite e às rugas e linhas de expressão


Foto: Shutterstock

Essencial para a vida do ser humano, a água também é fonte de beleza e saúde para peles que sofrem com celulite, rugas e linhas de expressão. Isso porque o elemento natural estimula a formação de ácidos graxos - responsáveis pela manutenção e lubrificação da cútis - e contribui para o bom funcionamento do organismo, atuando de maneira completa em todas as áreas do corpo. Beber diariamente os dois litros de água recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda evita a desidratação, descamação e irritações da pele e ainda, facilitando o combate contra as  principais inimigas da beleza feminina.
“A ingestão correta de água também melhora a circulação sanguínea, evitando o surgimento da celulite e mantendo o bom funcionamento do sistema imunológico”, explica Gabriel Nunes, nutricionista esportivo da Clínica HealthMe, de São Paulo. Além disso, quando a pele está hidratada, as rugas se tornam menos perceptíveis e deixam a cútis mais firme e luminosa, melhorando seu aspecto, textura e suavidade.
Os benefícios oferecidos pelo líquido são ainda mais importantes nos dias de intenso calor, pois o corpo tende a ficar facilmente desidratado. Por isso, deixar de se hidratar corretamente nesta época do ano pode causar ressecamento e conferir um aspecto áspero à cútis, acelerando seu envelhecimento. “Com a ausência da água, a pele também pode ficar inflamada, favorecendo o surgimento da dermatite de contato (alergia) e da psoríase”, alerta Silvia de Mello, dermatologista da Clínica Ivo Pitanguy, do Rio de Janeiro. 
Por isso, uma dica para saber se o tecido cutâneo está desidratado e cuidar da saúde é levantar uma das maçãs do rosto com um dedo e observar se na parte superior das bochechas há sinais de estrias. “Se houver, o organismo está precisando de mais água e do auxílio de cremes hidratantes”, orienta Gabriel.
Mais ações
Para potencializar as ações do elemento natural sobre as implacáveis rugas e celulites, a dica é utilizar cremes hidratantes todos os dias, cuja formulação ajuda no combate à celulite e na redução dos vincos. Isso porque o cosmético é capaz de restaurar a quantidade de água no corpo, mantendo suas funções vitais. “Também existem produtos feitos com óleo mineral, muito utilizados para evitar a perda de água”, afirma Silvia.
Além da hidratação constante, o organismo também pode contar com um apoio extra: a alimentação equilibrada, rica em fibras, vitaminas e minerais. Aliadas a um estilo de vida ativo, as duas ações podem contribuir com a saúde da cútis, fornecendo os nutrientes responsáveis por garantir sua elasticidade e, consequentemente, a ausência da celulite e de linhas de expressão.
Agência Hélice
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário