quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Sintetizada pelo sol, vitamina D age contra envelhecimento



Sintetizada pelo sol, vitamina D é capaz de desempenhar atividade antioxidante e anti-inflamatória sobre a cútis
 

Foto: Shutterstock

Apesar dos riscos da exposição solar, submeter-se a banhos de sol regularmente pode, sim, fazer bem à pele. Isso porque, a vitamina D, sintetizada pelo sol é capaz de desempenhar atividade antioxidante (eliminação dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento cutâneo) e anti-inflamatória (potente agente calmante) sobre a cútis, além de controlar seu sistema de defesa e, até mesmo, prevenir o câncer de pele.
Além disso, ela também tem importante função de liberar cálcio e fósforo, fundamentais para fortalecer ossos e músculos. “Entretanto, é preciso dosar a exposição ao sol para não correr o risco de sofrer o efeito rebote e a radiação acabar provocando o envelhecimento precoce da pele”, alerta Lidiane Molina, esteticista da Clínica Lidy Estética, de São Paulo.
Para fazer a síntese da vitamina D, bastam 15 minutos sob a exposição solar, de preferência, nos horários em que os raios solares são menos prejudiciais à pele, antes das 11h, pela manhã, ou a partir das 16h da tarde.
Equilíbrio no prato
Quem tem dúvida sobre como garantir a quantidade necessária de vitamina D no organismo, deve saber que uma alimentação equilibrada é capaz de manter os níveis em ordem. “Geralmente os peixes gordos como salmão e atum, óleo de fígado de peixe ou bovino, queijos e ovos são as principais fontes alimentícias da vitamina D”, explica Karina Ruiz, farmacêutica, especialista em nutricosméticos e membro da Sociedade Brasileira de Cosmetologia (SBC).
Contudo, quem tem dificuldade de ingerir a quantidade suficiente do elemento por dia (o equivalente a três copos de leite integral), ainda pode recorrer aos suplementos alimentares em forma de comprimidos ou cápsulas, responsáveis por reestabelecer o seu equilíbrio natural. Mas atenção, antes de fazer uso dos suplementos, é preciso consultar um médico.
Agência Hélice
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário