quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Truques driblam oleosidade da pele nos dias de calor intenso



Mais estimuladas por conta das altas temperaturas, glândulas sudoríparas deixam a cútis oleosa nos dias de calor intenso

Foto: Shutterstock

Nos dias de intenso calor, é comum sentir a pele mais oleosa, já que as altas temperaturas estimulam a produção das glândulas sudoríparas. Isso não significa, porém, que você precisa sofrer com excesso de oleosidade durante toda a temporada mais quente do ano. No dia a dia, truques simples podem garantir um visual saudável e fresco.
A primeira dica para combater a oleosidade causada pelas altas temperaturas é não lavar demais o rosto. Fazer isso mais de três vezes ao dia, diferentemente do que muitos pensam - não diminui a oleosidade, mas sim, aumenta. Isso porque, para evitar o ressecamento da pele, o organismo produz mais sebo, causando o tão temido efeito rebote.
Evitar a exposição solar excessiva, também é uma dica válida para não potencializar a oleosidade em peles que já possuem essa característica. “A cútis oleosa é muitas vezes herdada geneticamente, mas alterações hormonais, alimentação desregrada, estresse, e até mesmo o excesso de sol aumentam a oleosidade”, explica Patricia Ortiga, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).
Na hora de higienizar a pele, optar pelo uso de sabonetes neutros duas vezes ao dia (de manhã e à noite) ajuda a controlar a oleosidade que aumenta no verão. Além disso, é importante tomar cuidado com produtos abrasivos: eles secam a pele instantaneamente para, em seguida, produzir ainda mais “gordura”.
Cosméticos contra oleosidade
Outro truque que faz toda a diferença no combate à oleosidade nos dias de calor é retirar a maquiagem do rosto com demaquilantes sem álcool.  Eles secam a face e evitam a produção de óleo. Adstringentes sem álcool também fecham os poros e equilibram o pH cutâneo, acalmando e refrescando a cútis.
Na hora de se produzir vale a pena recorrer à maquiagem matificante, que absorve o óleo da cútis e preserva a água do organismo. “Este tipo de maquiagem auxilia na absorção do excesso de oleosidade sem ressecar a pele”, afirma Katleen Conceição, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Manter a pele hidratada também ajuda a combater a oleosidade excessiva. Por isso, uma dica importante é ter sempre à mão o filtro solar. “O protetor na versão oil free é o mais indicado, pois tende a barrar a entrada dos raios nocivos do sol e ainda hidratar o corpo”, afirma Patricia.

Agência Hélice
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário