domingo, 6 de janeiro de 2013

Saiba qual é a dieta ideal para ter fios saudáveis e lindos



Ingerir os alimentos certos pode garantir muito mais brilho e força às madeixas, além dos cuidados habituais como corte e hidratação
Foto: Shutterstock

Toda mulher que gosta de se cuidar sabe que optar por bons produtos, fazer hidratações regularmente e manter a coloração e o corte em dia são ações essenciais para um cabelo bonito e saudável. Mas isso não basta. Você sabia que ingerir os alimentos certos também pode garantir muito mais brilho e força às madeixas?
“Uma alimentação inadequada em nutrientes contribui para o enfraquecimento do bulbo capilar, por isso, ingerir alimentos ricos em vitaminas e minerais garante que os fios sejam mais fortes e com vida. Quanto mais colorido for o prato, mais nutrientes e vitaminas ele terá”, explica a nutricionista Paula Castilho, da clínica Sabor Integral Consultoria em Nutrição, São Paulo, que indica, abaixo, os nutrientes e suas fontes essenciais à saúde dos fios: “Pelo menos três itens de cada categoria devem ser ingeridos todos os dias”.
Ferro: encontrado em alimentos como carnes vermelhas, miúdos, brócolis, espinafre, lentilha, feijão. A deficiência desse mineral pode causar queda de cabelo.
Zinco: estimula a multiplicação das células, favorecendo o crescimento e fortalecimento dos cabelos. Além de reduzir a oleosidade. Principais fontes: carnes, fígado, gema de ovo, grãos integrais, crustáceos, farelos de trigo, nozes.
Magnésio: é essencial à formação de proteínas, que constitui os fios, assim como a queratina. Ele pode ser encontrado na carambola, melão, abacaxi, nozes e frutos do mar.
Potássio: mantém a flexibilidade e a hidratação e está presente nos alimentos como carnes magras, amêndoa, uva e semente de girassol.
Cobre: ajuda no crescimento e age nos pigmentos que dão cor aos fios. Principais fontes: nozes, castanha, legumes, grãos integrais, crustáceos, fígado.
Cálcio: a falta do mineral deixa os fios quebradiços e finos, por isso o consumo do leite e seus derivados, sardinha e salmão são tão importantes.
Proteínas: estimulam o crescimento e o fortalecimento dos cabelos. Principais fontes: carnes vermelhas, frango, peixe, ovos, queijo e derivados, grãos.
Vitamina C: antioxidante que contribui para o bom funcionamento das células do fio. Principais fontes: morango, laranja, limão, acerola, tomate e folhas verdes
Vitamina E: previne o aparecimento dos radicais livres e auxilia na formação de um novo cabelo. Fontes: óleos vegetais, nozes, amendoim, peixes, verduras e gema de ovo.
Ácidos graxos poliinsaturados: os mais conhecidos são o ômega 3 e o ômega 6. Eles hidratam e dão força e brilho aos fios. Suas principais fontes são: linhaça, salmão, atum, sardinha, azeite, nozes, castanhas e óleos de soja, canola e milho. 

Qualitá
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário