quinta-feira, 25 de abril de 2013

Como conseguir o que você quer do seu chefe


Thinkstock/Getty Images
Autor aconselha funcionário a conhecer estilo de atuação do chefe para conseguir tudo que quer

Livro afirma que é possível mandar no gestor, mas antes o funcionário deve conhecer bem o perfil do superior. Conheça sete tipos de chefes e saiba como lidar com cada um deles

Ricardo Donisete , iG São Paulo



Recém-lançado no Brasil, o livro “Como Mandar no Seu Chefe” (Editora Saraiva) promete algo que parece impensável para muitos subordinados, inclusive para os que trabalham em empresas que primam por uma gestão moderna. “Comandar não é forçar, pressionar ou ordenar o seu superior a fazer algo diferente do que quer, mas sim guiar, ajudar e encorajar o chefe a fazer algo novo”, esclarece Gonzague Dufour, autor da obra.
Alto executivo de uma multinacional de bebidas, com larga experiência na área de recursos humanos, Gonzague diz ainda que os subordinados só conseguem atingir esse objetivo quando conhecem a fundo o estilo de atuação de quem está no poder. “Observe, analise, leia, compare e faça um perfil do seu chefe. Você precisa entender como ele gosta de trabalhar, conhecer suas preferências”, aconselha o autor no livro.
O presidente do Instituto Brasileiro de Coaching José Roberto Marques ressalta que para se dar bem, o funcionário deve procurar enxergar as características boas do chefe. “Concentre nos pontos positivos de seu gestor e no quanto você pode aprender com essas qualidades”, sugere o consultor.
Para ajudar o funcionário a conseguir o que precisa do chefe, especialistas selecionaram sete perfis de gestores e ensinaram a melhor maneira de lidar com cada tipo:
Caleidoscópio 
Brilhante, esse tipo de chefe concentra sua energia em conquistar e acumular poder. 
Como lidar: “Seja a fonte de informações que ele quer. Saber é poder”, propõe Gonzague. Mas o executivo de recursos humanos diz que é preciso ter cautela e não acreditar em tudo que esse chefe diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário