Ideal para suavizar as linhas de expressão e vincos formados pela ação do tempo, a maquiagem é uma poderosa aliada das mulheres mais vaidosas. Porém, antes de ser aplicada, a pele precisa ser preparada com cosméticos específicos para proteger o rosto contra os fatores externos ambientais e garantir a aderência de itens como base, batom e pó compacto. Simples e fácil de fazer, a preparação deixa a pele saudável em poucos minutos e pode mudar o visual completamente.
Indicada para que a cútis receba melhor as texturas da make, uma grande variedade de produtos, para todos os tipos de pele e faixa etária, podem ser encontrados em casas especializadas. “Preparar a pele antes de se maquiar é indispensável tanto para quem prefere a maquiagem mais leve quanto para quem não dispensa a mais pesada”, ensina Bruno Rodrigues, maquiador da rede de salões de beleza Lady&Lord, de Curitiba.
Porém, quando essa etapa não é bem-feita, há o risco de estimular a produção das glândulas sebáceas, deixando o rosto oleoso e promovendo o aparecimento da acne e da formação das temidas linhas de expressão. Por isso, confira a seguir, o passo a passo de como preparar a pele e deixá-la prontinha para receber a maquiagem.
Limpar: antes de tudo é importante higienizar bem a face com produtos próprios para maquiagem, sem álcool. Em seguida, aplique um tônico pra equilibrar o pH da pele.
Primer: após a limpeza, utilize um primer para fechar os poros abertos mais visíveis, atenuar as linhas de expressão e também fixar a maquiagem. Se você não tiver esse produto em casa, uma boa dica é enrolar um cubo de gelo numa toalha e passar pelo rosto. O resultado é semelhante ao do cosmético.
Hidratação: se a pele for normal, mista ou seca, hidrate-a logo em seguida. Se for oleosa, pule esse passo.
Base: escolha uma base, sempre testando a tonalidade no pescoço. Aplique de baixo para cima com movimentos leves e circulares.
Corretivo: se for necessário, aplique-o (sempre o indicado para o seu tipo de pele) direto nas imperfeições. Caso tenha olheiras mais escuras, passe um corretivo cremoso amarelo misturado com a base para ficar mais natural. 
Espinhas: utilize corretivo na tonalidade verde, sempre misturando com a base.
Pó: para finalizar passe um pó, os translúcidos costumam ficar bem em qualquer tipo de cútis. Faça a aplicação com um pincel sempre em movimentos circulares.