sábado, 24 de agosto de 2013

Com ação purificante, nove alimentos deixam pele renovada






Com intuito de manter a pele facial sempre revigorada e saudável, muitas mulheres apostam em cremes emolientes e diversos tratamentos estéticos. O que elas ainda não sabem é que por meio de nove alimentos é possível revitalizar a cútis tanto do rosto, como do corpo, deixando-a naturalmente limpa e com aspecto sedoso durante o dia. Isso porque a maioria dos nutrientes possui vitaminas responsáveis em garantir a tonicidade cutânea.

Abacate
Apesar da alta concentração de calorias, o abacate é fonte de vitamina A, vitamina E e gordura monoinsaturada, responsáveis em contribuir para uma boa saúde da pele, deixando-a hidratada. “Além disso, o alimento é composto por ômega-9 (ativador da adiponectina) cuja produção de energia é capaz de queimar as células de gordura corporal”, explica Analuiza Nogueira dos Santos, nutricionista funcional da Clínica Fluyr Saudável, de São Paulo. Por isso, é indicado consumi-lo em média, três vezes por semana.

Amêndoas
Fontes de cobre, selênio, vitamina E e zinco (elementos fundamentais para manter a pele firme), as amêndoas ainda possuem gorduras essenciais e nutrientes antioxidantes que eliminam a ação dos radicais livres, deixando o rosto lisinho. Para conquistar os benefícios é recomendado ingerir uma porção de amêndoas por dia.

Goji berry
Muito famoso em países como China, Tibete e Mongólia, o goji berry é capaz de diminuir a ação dos radicais livres, mantendo as células sadias no organismo. O melhor de tudo é que o elemento natural, rico em oligoelementos (essenciais para os seres vivos), também atua como potente anti-inflamatório e fotoprotetor, evitando que os raios nocivos emitidos pelo sol afetem a cútis.

“Por causa da grande quantidade de polifenóis, como a antocianina e o revesratrol, o goji berry ainda combate o envelhecimento precoce e mantém a suavidade cutânea de forma natural”, completa. Para conquistar essas melhorias, uma colher de sopa por dia já é suficiente.  “Uma boa pedida é consumir o fruto por meio de sucos, misturado com iogurte ou até puro para quem gosta do sabor azedo”, ressalta a especialista.

Grãos integrais
Fonte de substâncias antioxidantes e vitamina E, os grãos integrais previnem o envelhecimento precoce e possuem alto teor de fibras responsáveis pelo bom funcionamento intestinal, fundamentais para a saúde da cutânea. Para conquistar uma cútis limpinha, é recomendado ingerir uma porção de grãos integrais por dia.

Iogurte
Derivado do leite, o Iogurte possui probióticos, micro-organismos vivos que ajudam no equilíbrio da flora intestinal e, consequentemente, melhoram o aspecto geral da pele, deixando-a purificada, firme e sem linhas de expressão.

“O ideal é incluir pelo menos um copo de 300 ml na alimentação”, conclui a profissional. No entanto, é preciso ficar atento. O consumo elevado de derivados do leite aumenta a secreção hepática do fator de crescimento IGF-1, promovendo a proliferação de células da cútis, que irão estimular a produção de sebo e consequentemente a produção da acne.

Linhaça
Rica em ômega-3 (tipo de gordura que o organismo não consegue fabricar, mas precisa ser ingerida diariamente), a linhaça auxilia no processo de limpeza da face. “Além de prevenir o envelhecimento celular e ser fonte de lignana (fibra que contribui para um bom funcionamento intestinal), o consumo regular do alimento garante uma cútis hidratada e revitalizada”, afirma Analuiza. Por isso, o ideal é ingerir uma porção de linhaça diariamente.  

Manga
Rica em vitamina A, cuja função antioxidante combate os radicais livres, principais responsáveis pelo envelhecimento cutâneo, a manga ainda é capaz de regenerar a cútis, evitar rugas e linhas de expressão e remover toxinas existentes no organismo. Para completar, a fruta que pode ser consumida diariamente é rica em silício, mineral responsável pela síntese de colágeno.


Pimenta
A pimenta vermelha possui capsaicina, um fitoquímico com intensa atividade antioxidante que combate os radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce. Para não abusar do alimento ardido, é indicado utilizá-la em porções mínimas semanalmente.

Batata
Dentre os diversos tipos de batatas existentes as que mais contribuem para a saúde da pele são a batata doce e yacon. A doce é fonte de vitamina C, vitamina E e compostos bioativos que previnem o envelhecimento precoce, além de ser rica em fibras que auxiliam no bom funcionamento intestinal.

“Já a batata yacon é fonte de inulina, probiótico ideal que também melhora o funcionamento intestinal, contribuindo diretamente na saúde cutânea”, esclarece a nutricionista. Para fazer bom proveito das iguarias, é permitido consumir até três unidades diárias.

 
Agência Hélice
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário