terra.com.br
Quase sempre exposta à ação de fatores externos como sol, vento e poluição, a pele do rosto tende a envelhecer precocemente, ficando flácida, desvitalizada e sem brilho com o passar dos anos. No entanto, com adoção de oito cuidados especiais realizados no dia a dia, é possível manter a cútis bonita e saudável sem entrar em crise na frente do espelho.
Esfoliação
Ter o rosto sempre macio e revigorado pode ser mais fácil do que se imagina. Para isso, basta promover a esfoliação da região ao menos uma vez na semana. Isso porque a técnica - realizada tanto em casa quanto em clínicas estéticas - remove a primeira camada da derme, eliminando suas células mortas e deixando-a mais suave e lisinha.
Banhos na temperatura e duração certas                                                                         
Por conta das baixas temperaturas típicas do inverno, muita gente toma banhos quentes e demorados para relaxar e espantar o frio, sem levar em consideração que a ação pode ser bastante prejudicial à pele por facilitar a remoção da camada de proteção da derme e causar o seu ressecamento. “Por isso, o indicado é tomar apenas um banho por dia. No entanto, caso seja necessário mais de um, é preciso evitar o uso do sabonete em todo o corpo, priorizando, apenas, as áreas de dobras (virilha, axila e região cervical)”, explica Marcela Studart, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Limpeza com sabonetes específicos
Usar qualquer tipo de sabonete sobre a cútis pode deixá-la ressecada e sem vida ao longo do tempo. Por isso, na hora de higienizar a área, vale a pena utilizar produtos específicos. “Quem tem a pele oleosa pode usar sabonete formulado com ácido glicólico, ácido salicílico e enxofre para remover a sensação engordurada sem retirar a sua luminosidade natural. Já as donas de peles mais secas podem priorizar produtos com aloe vera e camomila, deixando a região hidratada”, afirma Marcela.
Uso diário do protetor solar
O segredo para ter uma cútis limpa e saudável começa pela aplicação diária do filtro solar. O produto, no entanto, também precisa ser escolhido de acordo com as particularidades de cada pele. Quem tem o tipo oleosa, por exemplo, pode optar pelas versões oil free que tendem a barrar a entrada dos raios nocivos do sol e ainda hidratar e nutrir o corpo. “A exposição aos raios UVA e UVB diariamente sem a devida proteção é a maior responsável pelo envelhecimento e pelas manchas”, ressalta.
 
Não dormir maquiada
A maquiagem pode se tornar uma inimiga se não for completamente retirada antes de dormir. “Por conta das propriedades de cada item utilizado, dormir maquiada estimula a abertura dos poros, favorecendo o aparecimento de cravos e espinhas”, alerta.
 
Aplicação de hidratantes emolientes
Com o passar da idade, a tendência da cútis é ficar cada vez mais ressecada e sem vida. Para retardar esse processo, contudo, alguns cosméticos à base de óleo de amêndoas, óleo de semente de uva, vitamina E e ureia são ótimas pedidas. Logo após o banho, a hidratação feita com esses produtos é fundamental para manter pele bonita e revitalizada.
Vitamina C para os olhos
A região dos olhos tende a sofrer com os sinais do tempo, causados pela pouca produção de colágeno e elastina. Apesar isso, é possível diminuir os efeitos negativos com a aplicação de cremes formulados com ácido hialurônico, retinol e vitamina C, que aumentam a passagem da corrente sanguínea no local, combatendo o envelhecimento precoce.
Vitamina E para o rosto
Considerado um dos mais potentes antioxidantes, capaz de eliminar os radicais livres, a vitamina E pode ser uma boa aliada quando aplicada no rosto por meio de máscaras faciais feitas em clínicas especializadas que nutrem as peles desvitalizadas. Outra boa opção são os peelings realizados pelos profissionais da área da beleza que são ideais para hidratar a cútis e combater seu aspecto áspero, devolvendo o brilho natural.
Agência Hélice
Terra