segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Cuidados controlam ressecamento e oleosidade da pele mista





Tipo mais difícil de ser cuidada, a pele mista sofre com a oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo) e com o aspecto seco no restante da face. Quando não recebe a devida atenção na rotina de beleza, ela normalmente é afetada pela acne, devido à inflamação dos poros dilatados, e pelo ressecamento, principalmente nas maçãs do rosto. Para não cair em desespero, quem apresenta os dois aspectos cutâneos bem definidos deve apostar em produtos distintos para cada uma dessas áreas.

“O mesmo cosmético, seja hidratante ou anti-idade, não funciona para tratar o rosto todo. É preciso usar um para a faixa oleosa e outro para a região seca para que seja feita a regulação correta”, afirma Daniela Landim, dermatologista especialista em Medicina Estética. Já peles que apresentam apenas sinais de serem mistas devem optar por soluções com dupla ação ou que não contenham óleo em sua composição.

Hidratação
A melhor maneira de ficar com a pele macia é não abrir mão de produto oil free na região oleosa e outro específico para pele seca no restante da face. “Independentemente da fórmula, a hidratação tem o resultado potencializado quando é feita com sérum, pois ele tem a textura mais fluida”, recomenda a especialista.

Proteção solar
Para facilitar o uso do filtro solar todos os dias, inicialmente pode ser utilizada uma fórmula em gel-creme ou livre de óleo no rosto inteiro. Contudo, se forem identificadas alterações na qualidade da pele, é necessário seguir o mesmo caminho dos cremes e utilizar um formato para cada área.

Higienização
Limpe a pele de manhã e à noite com água e sabonete líquido ou neutro. Inclua nesta etapa um bom demaquilante, pois apenas lavar o rosto para remover as impurezas e a maquiagem não adianta. “Sempre fica algum resíduo nos poros abertos, que só o demaquilante vai conseguir tirar”, diz Daniela. A opção pelo bifásico é melhor, pois não deixa o aspecto craquelado e também não provoca brilho excessivo.

Esfoliação
Donas de peles mistas podem recorrer à esfoliação uma vez por semana, sem medo de comprometer o visual da área mais seca. Para que o ritual cumpra a função de renovar, dê preferência a esfoliantes à base de ácido salicílico, que removem a pele morta quimicamente, sem a necessidade de forçar a mão na face.

Agência Hélice
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário