Por: terra.com.br
Vista por muitos como um dos métodos de depilação menos eficazes, a lâmina pode ser uma excelente aliada das mulheres que primam pela praticidade. Rápida e indolor, a ferramenta, no entanto, precisa ser usada da maneira correta para deixar a cútis 100% lisinha e livre de inconvenientes comuns, como pelos encravados, manchas, alergia e ressecamento.
 
Por isso, confira, abaixo, cinco cuidados indispensáveis que precisam ser tomados durante a remoção dos fios para evitar danos à pele e garantir resultados ainda mais eficientes e duradouros.
Pele limpa
No ritual de remoção dos pelos, a região que será depilada deve ser previamente limpa com água morna e sabonete durante o banho para reduzir o desconforto da depilação. “A água quente e o vapor facilitam o processo ao deixar os poros mais abertos e os fios mais macios”, explica Carolina Stano, dermatologista do Instituto da Pelle, do Rio de Janeiro.
Esfoliação sempre
Durante o processo de depilação vale a pena, também, fazer a esfoliação da área com cremes ou sabonetes específicos. Além de deixar a derme mais macia, a técnica remove as células mortas da superfície cutânea, evitando que os pelos encravem.
   
Cremes, géis ou loções
A retirada dos fios com o aparelho de barbear nunca deve ser feita com a pele seca. “O ideal é lançar mão de um creme ou gel à base de substâncias calmantes, como aloe vera, específico para cada tipo de cútis, que facilite o deslizamento da lâmina no local a ser depilado”, indica a especialista. No entanto, caso não seja possível fazer uso desses produtos, o sabonete também pode cumprir a função.
Cuidado com a escolha
Para remover os pelinhos é importante escolher sempre lâminas novas, pois as antigas tendem a ficar cegas, provocar ferimentos e deixar os pelos encravados. No mercado, existem diversos tipos disponíveis, alguns com até três lâminas. No caso das mulheres, os de corte único são os mais indicados. Os aparelhos com lubrificante (aquela linha gelatinosa localizada na parte de cima) também são ótimas opções para evitar o ressecamento cutâneo.
Atenção na hora do uso
Utilizado indiscriminadamente na maioria das vezes, o item de depilação precisa ser manuseado com bastante atenção para oferecer os resultados esperados. “Ele deve ser arrastado sobre a área sem muita pressão, sempre no sentido do crescimento dos pelos”, ressalta a especialista.
Agência Hélice
Terra