quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Dicas simples conservam o equilíbrio da pele normal; aprenda



No universo da beleza, quem tem a pele normal pode se considerar mais feliz, pois não precisa de grande esforço para manter a aparência saudável. Porém, apesar de exigir pouco esforço, a rotina de cuidados não deve ser feita de qualquer jeito.

Se não for bem tratada, pode ter problemas comuns aos tipos seca e oleosa. “O ideal é utilizar produtos específicos para peles normais, de modo que não resseque e nem produza sebo em excesso”, explica Márcia Monteiro, dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Confira, abaixo, cinco cuidados básicos para incluir na rotina de beleza e manter a pele perfeita.


Limpe diariamente
Higienizar é essencial, pois retira as impurezas e resíduos de maquiagem e poluição, que podem obstruir os poros e causar oleosidade. No caso da pele normal, a escolha do cosmético também deve ser priorizada. “Os produtos de higiene devem ser suaves e com toque delicado”, indica Márcia. Desta forma, a limpeza pode ser realizada todos os dias sem prejudicar a qualidade da pele.

Esfolie pouco
Para completar o processo iniciado com a limpeza, a esfoliação remove células mortas, mas deve ser realizada no máximo uma vez por semana. Caso contrário, a prática pode causar danos à pele e estimular o ressecamento. 

Deixe a pele respirar
Retirar a maquiagem antes de dormir é um cuidado que jamais deve ser deixado de lado. Nas peles normais, o processo pode ser realizado com leites demaquilantes e, logo após, finalizado com o uso de um sabonete neutro. Produtos adstringentes não devem ser utilizados, pois podem deixá-las ressecadas.

Hidrate
Ainda que a pele normal não necessite de uma hidratação intensiva, pois já é naturalmente balanceada, é importante mantê-la com o equilíbrio hídrico e preparada para enfrentar agressões externas como o frio, o sol e a poluição. “Hidratantes efeito matte, em geral, são suaves e fluidos, e eficientes sem provocar oleosidade”, recomenda a dermatologista.

Proteja-se
O filtro solar é imprescindível na rotina diária de beleza, pois além de cuidar e proteger de queimaduras do sol, o cosmético previne o envelhecimento e o surgimento de manchas. “O fator de proteção deve ser no mínimo 30 para que tenha ação efetiva”, explica. Existem opções no mercado com toque seco, em gel ou creme, que não estimulam oleosidade, sendo boas opções a pele normal. Também vale a pena investir em um produto específico para o rosto.



Agência Hélice
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário