Por: terra
Contrariando a crença popular, o chocolate não é o causador da acne. O verdadeiro responsável pelo surgimento das temidas espinhas é o açúcar, presente em grande quantidade nas irresistíveis barrinhas feitas ao leite e nas que utilizam a versão branca do doce como protagonista. Apesar disso, o problema cutâneo só aparece no rosto e no corpo de acordo com o metabolismo de cada pessoa e do tipo de alimentação seguida por ela. 
“A taxa que consideramos preocupante é a que eleva o índice glicêmico do sangue. Esse aumento, no entanto, não é causado somente pelo açúcar, mas também por carboidratos simples utilizados na composição do doce e presentes também em outros alimentos”, explica Ana Paula Jordão Visioli, dermatologista e especialista em medicina estética. 
Por isso, conheça, abaixo, seis mitos e verdades sobre a iguaria que mais faz sucesso entre chocólatras de plantão e descubra se ela pode ou não ser consumida sem medo. 
Chocolate causa acne
Mito
. O que ocasiona o surgimento de espinhas é o aumento de açúcar no sangue. Portanto, o nível de cacau presente no doce não influencia no aparecimento do problema, mas sim o processo pelo qual os ingredientes utilizados para fazê-lo passam.
O tipo meio amargo é menos prejudicial
Verdade
. Chocolates com pelo menos 70% de cacau em sua composição, do tipo amargo ou meio amargo, possuem menos açúcar e por isso não são tão prejudiciais à pele.
É possível evitar que a pele fique oleosa mesmo se houver um alto consumo de chocolate
Mito
. Independentemente dos cuidados tomados para retirar a oleosidade da pele, não haverá resultados satisfatórios em relação às espinhas se não houver uma dieta adequada, pois a pele também é um reflexo da alimentação.
Achocolatado ou outros produtos feitos de chocolate também podem causar acne
Verdade
. Contudo, o problema pode surgir independentemente da presença do chocolate, pois o que irá influenciar o surgimento da acne é a quantidade de açúcar ou carboidratos simples encontrada nos produtos que provocam picos de glicemia no sangue.
Chocolate branco é mais prejudicial por conter mais açúcar e gordura
Verdade
. Devido à maior quantidade de açúcar e também de leite, o chocolate branco pode, sim, causar mais espinhas do que o chocolate escuro. Pessoas sensíveis à lactose podem sentir mais a diferença.
O chocolate só causa espinhas no rosto
Mito
. As espinhas podem surgir no corpo todo, e em alguns casos, a incidência pode, inclusive, ser maior do que na face.
MITO
O aumento da acne não está relacionado ao chocolate como muitos pensam, pois o cacau, matéria-prima da guloseima, não contém altas quantidades de açúcar. O responsável pelo surgimento das espinhas é, na verdade, o aumento de glicose no sangue, causado pela presença do próprio açúcar no doce e até mesmo do leite e dos carboidratos simples utilizados. Ao escolher a barrinha, a dica é optar pelas meio amargas ou amargas, além de evitar o chocolate ao leite ou branco, sem esquecer - é claro - de não exagerar na quantidade.

Agência Hélice
Terra