Tornozelo
Para solucionar o problema do acúmulo de gordura em toda a extensão das pernas não faltam procedimentos cirúrgicos modernos, capazes de afinar coxas e tornozelos, além de melhorar o contorno das panturrilhas e eliminar os culotes, deixando a pele muito mais firme e bonita para desfilar com roupa curta nos dias de calor. Com tanta oferta no mercado, a escolha, no entanto, deve ser feita com bastante critério, levando sempre em consideração as características físicas de cada pessoa.
 
Quando há boa elasticidade da pele na área, por exemplo, a insatisfação pode ser resolvida com lipoaspiração, mas em casos onde há flacidez, o tratamento deve ser associado a outros como o lifting e a dermolipectomia. “As técnicas combinadas funcionam apenas para pessoas que perderam peso muito rapidamente e precisam retirar o excesso de pele”, explica Eduardo Andrade, cirurgião plástico do Espaço Cariz, de Campinas (SP). Por isso, confira, a seguir, como melhorar a aparência das pernas e ficar de bem com o visual de uma vez.
Quem deseja afinar os tornozelos tem de apostar na lipoaspiração, sem esquecer-se de considerar alguns importantes detalhes: como a pele da região é mais grossa e a drenagem linfática corporal começa sempre de baixo para cima, a cirurgia deve ser feita de modo seriado. “Do contrário, o sistema linfático pode ser prejudicado, e as toxinas e líquidos ficarem retidos sob a pele”, alerta o especialista. Após o procedimento, meias elásticas devem ser usadas para facilitar a recuperação.
Culote
Se houver bastante flacidez na área dos quadris, a recomendação é a dermolipectomia ou o lifting, capazes de retirar o excesso de pele acumulado na região. No entanto, se o tecido cutâneo estiver firme e houver somente gordurinhas extras, a saída é a lipoaspiração. “Outra forma de corrigir o incômodo é puxar a pele na direção do bumbum, porém a cicatriz será visível”, conta.
Coxa
Importantes para a autoestima feminina, as coxas podem ser afinadas com a lipo se não apresentarem flacidez, ficando com cicatrizes pequenas e discretas, próximas à virilha. “Apesar disso, a região frontal delas não pode ser lipoaspirada, pois é irregular”, revela o cirurgião. Já quem deseja deixá-las mais grossas, deve optar pela técnica da lipoescultura, que utiliza prótese de silicone ou gordura de uma determinada área do corpo para garantir um acabamento mais natural.
Panturrilha
Para deixar a chamada “batata da perna” mais robusta, são utilizadas próteses de silicone que garantem um contorno mais bonito. “Injetar a gordura retirada de outro local não é indicado, pois há a chance de não ter o resultado esperado”, completa Eduardo.
Agência Hélice
Terra