Peles feminina e masculina podem ser tratadas da mesma maneira.
Mito. “Especialmente devido às diferenças hormonais e de espessura da pele, o homem possui uma pele mais oleosa e densa, enquanto a mulher costuma ter a pele mais fina e sofrer mais com o ressecamento. Por isso, o foco dos cuidados de cada um deve ser adequado ao gênero”, explica Anelise Taleb, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Existe diferença entre a espessura da pele feminina e masculina.
Verdade. Apesar de ter as mesmas camadas (epiderme, derme e hipoderme), as proporções não são iguais, dependendo da região do corpo. A derme é mais fina nas mulheres, o que contribui para o envelhecimento mais acelerado. Já o homem possui a mesma camada mais espessa e com maior concentração de fibras de colágeno, o que garante a jovialidade por mais tempo.
Homens sofrem menos com oleosidade.
Mito. A presença da testosterona faz com que os homens produzam muito mais sebo do que a mulher, por isso, é indicado tratar o problema com produtos que reduzam a tendência à acne, além de limpar diariamente com cosméticos adstringentes e realizar esfoliação periodicamente.
Mulheres devem dar mais atenção à hidratação.
Verdade. “Deve ser uma preocupação constante, principalmente após a menopausa, quando o ressecamento se agrava. Áreas como pescoço, lábios, colo e mãos merecem atenção especial”, lembra a especialista. Também é necessário tomar mais cuidado com a exposição ao sol, que por si só desidrata a pele e atua como coadjuvante no envelhecimento precoce.
A testosterona ajuda a retardar o envelhecimento.
Verdade. A oleosidade causada pela presença do hormônio é um dos principais fatores responsáveis pela manutenção da pele masculina. O sebo forma uma película protetora e retém a água na pele, mantendo-a hidratada e prolongando as funções celulares por mais tempo, evitando os sinais do tempo.
As olheiras são mais comuns nos homens.
Mito. As marcas escuras na área dos olhos são mais frequentes nas mulheres, pois o público feminino apresenta a pele mais fina, especialmente nessa região, permitindo a visão do sistema vascular local.
PURA VERDADE
Homens e mulheres não devem compartilhar produtos, pois cada gênero possui características de pele muito particulares. Enquanto o público masculino apresenta camadas de pele mais espessas, maior concentração de colágeno e a testosterona que lhe confere uma pele mais oleosa, o feminino tem a pele mais seca, fina e com maior propensão ao envelhecimento precoce. E você, compartilha algum cosmético com o sexo oposto? Conte sua experiência nos comentários.
Agência Hélice
Terra