quarta-feira, 4 de junho de 2014

Exercícios físicos para gestantes

Rodolpho T. Súnica


A prática de exercícios físicos é essencial em todas as fases de nossa vida, principalmente quando a mulher está com pretensão de engravidar ou até mesmo quando se está no período gestacional, que, particularmente neste caso os benefícios são tanto para a mulher quanto para o bebê.


No primeiro caso são inúmeros os benefícios da pratica regular de exercícios físicos para a mulher que está com pretensão de engravidar, pois o corpo passará por uma mudança física constante no período gestacional e isso exige um bom preparo físico, ou seja, quanto melhor o nível de condicionamento físico da mulher, melhor preparada ela estará para passar por essas mudanças. 

Durante o período gestacional os exercícios físicos são fundamentais para que a mulher tenha uma gravidez mais tranquila e sem tantas dores. São trabalhados exercícios aeróbios como, por exemplo, a caminhada, bicicleta (preferencialmente estacionaria para evitar quedas), hidroginástica, etc. necessários para o controle do peso corporal, melhora no fluxo sanguíneo, melhora na condição cardiorrespiratória, redução do stress, etc. 


Exercícios de fortalecimento muscular também devem ser trabalhados para que a mulher tenha segurança no momento do parto e uma recuperação pós parto mais rápida, principalmente exercícios específicos para a musculatura do períneo, também conhecido como assoalho pélvico. Exercícios de alongamento, principalmente o alongamento passivo onde o profissional realiza os exercícios na mulher também são fundamentais para que a postura mantenha-se sempre correta, e conseqüentemente redução significativa de dores na região lombar.


Antes de iniciar qualquer atividade física durante a gestação procure a orientação de um obstetra e de um profissional de educação física com experiência em atividades físicas para gestantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário