terça-feira, 17 de junho de 2014

Gerenciando suas emoções no ambiente de trabalho








Fernanda Lopes de Luzia




Aprender a gerenciar suas emoções é um passo importante para a sua vidaQuantas pessoas tem dificuldades de relacionar-se com os outros, de lidar com diferenças?

Quantas pessoas tem dificuldade de lidar consigo mesmas, em administrar seus sentimentos dentro de um ambiente de trabalho?

Vemos respostas inadequadas, lideranças ineficientes (onde se lidera por imposição e não com humanidade) e pessoas insatisfeitas por todo o canto.

Trabalhar para muitos ficou sendo algo quase automático e massante!

E neste mecanismo diário, vamos para aquele lugar de sempre ganhar “o pão de cada dia”, lidar com situações ou pessoas difíceis, enfrentando conduções e o transito caótico ao começar o dia e voltando para o nosso lar esgotados fisicamente e emocionalmente.

Essa é a realidade de muitos, talvez seja a sua também!

O ambiente de trabalho é chamado de “Segunda casa”, afinal se passa um grande período de tempo fora.
E dessa casa, você cuida? De 0 a 10 que nota você se daria para seu relacionamento com as pessoas no trabalho? E como você se sente lá dentro?

Alguns pontos de reflexão:
- Você é capaz de ouvir as pessoas com atenção ou é daquelas pessoas que pergunta tudo uma segunda vez?
- Dar atenção pras pessoas é fundamental, afinal não estamos lidando com máquinas, e sim com pessoas que tem sentimentos e que ao serem reconhecidas por vezes, poderiam estar mais ao seu lado simplesmente por serem “amadas” – uma forma de desenvolver amor é estar totalmente presente para seu interlocutor, realmente entregue à conversa.
- Criar um ambiente amistoso é fundamental. Procure antes conhecer as pessoas mais no íntimo. Do que gostam seus companheiros de trabalho? Dê-se o tempo necessário para aprender mais sobre seus companheiros e relacionar-se bem.
- Gentileza e gratidão são palavras tão especiais que vem sido esquecidas. São os velhos “POR FAVOR” e “OBRIGADO” que podem sempre fazer a diferença em várias situações.
- Não perca sua identidade no ambiente de trabalho. Continue sendo você mesmo. Com suas virtudes e defeitos (prefiro chamá-los de insuficiências), pois assim você abrirá espaço para que as pessoas ajam sempre com naturalidade com você. A transparência permite que reconheçamos nossos erros, nos deixe mais relaxados e tenhamos confiança em corrigi-los perante a equipe e de crescer juntos.
- Seja solidário com os desacertos. O velho ditado “ É ERRANDO QUE SE APRENDE” pode valer nesse caso. Dê toques positivos às pessoas, estenda a mão nos momentos necessários, estimule a confiança dos outros.
- Ir numa mesma direção é muito mais simples do que se trilhar caminhos opostos. O exercício é achar o ponto comum em meio às diferenças.

Ser profissional em suas emoções, é deixar-se fluir com amor em todas as direções.

É praticar a positividade, é fazer com que essa casa que você também habita, seja melhor a cada dia porque você está nela.
E lembre-se: também há sempre um lado muito bom nos outros também, basta nos mostrarmos interessados em encontrar.
Estar presente é colocar o coração no que você faz, é fazer tudo com alegria e entusiasmo.

Há um sentimento de paz muito grande quando você coloca a alma no que faz, e se entrega a isso. Tente se entregar mais ao seu trabalho e aos seus companheiros.

Recomece quantas vezes for preciso o caminho.

Ser produtivo é estar em desenvolvimento. Conheça suas limitações, busque recursos, acolha suas dificuldades no trabalho. Quando você se abre para situações novas, elas brindam você com imenso prazer.

Os presentes diários podem estar em tudo o que você prestar atenção. Pense nisso!

Algumas indicações para você aumentar sua produtividade e gerenciar melhor suas emoções:

- Livro Mude seus Pensamentos e Transforme a sua vida (para melhor) – Paulo Valzacchi - Um roteiro que ensina você a ver a vida com outros olhos,pensar positivo e alcançar o caminho da felicidade 
- Cd Harmonia Interior – Fernanda Lopes de Luzia – Cd para o equilíbrio da mente, emoções e corpo físico com meditações e mensagens motivacionais para você começar o dia acompanhadas de lindas músicas.
- Ambos à venda na Loja Harmonia Interior – www.harmoniainterior.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário