terça-feira, 3 de junho de 2014

Prótese de silicone: 15 mitos e verdades

Ana Paula Polato





O implante de silicone nos seios é uma febre entre as mulheres brasileiras. A cirurgia é a mais procurada do país no quesito estético. Mas as últimas notícias sobre implantes contaminados e de procedência desconhecida e as inverdades sobre a atuação da prótese no organismo feminino fizeram com que muitas mulheres, que sonham em aumentar os seios, adiassem o procedimento pelo excesso de dúvidas. 

Para sanar os questionamentos femininos, a Cirurgiã Plástica Ana Paula Polato preparou uma lista com mitos e verdades sobre a prótese mamária.

1-Verdade – Recentemente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a importação de próteses mamárias. Todas as marcas devem ser registradas e receber selo do Inmetro, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia do Brasil.

2-Mito – Muitas mulheres acham que a prótese mamária pode atrapalhar a amamentação, mas isso não é verdade! As próteses mamárias não impedem o aleitamento. O leite corre tranquilamente porque o silicone não afeta a inervação do mamilo e nem os canalículos, responsáveis pelo transporte do alimento até os mamilos.

3-Verdade – O silicone tem prazo de validade e precisa ser trocado de tempos em tempos. O tempo médio de vida útil das próteses é de até 15 anos, mas é necessário  que haja um controle anual por meio de ultrassonografia de mamas (pode ser solicitado e acompanhado pelo próprio ginecologista) e que após 10 anos de uso esse controle seja mais criterioso, utilizando-se inclusive a consulta ao cirurgião plástico anualmente para detectar a qualidade e necessidade de troca de prótese.

4-Verdade – O consumo de cigarros no período de 15 dias anteriores à operação cirúrgica pode prejudicar o ato cirúrgico em si (dificultando a ventilação pelo anestesista), bem como a cicatrização. O tabaco também deve ser evitado no pós- operatório, para diminuir risco da necrose pele local, trombose e cicatrizes com quelóides.

5-Verdade – Com trinta dias antes do procedimento cirúrgico, as pacientes devem controlar o consumo de bebidas alcoólicas. As bebidas prejudicam a cicatrização da cirurgia e podem, principalmente, comprometer o efeito de medicamentos necessários para durante e pós as cirurgias. No pós-operatório, durante o uso de antibióticos, a bebida alcoólica deve ser totalmente cortada.

6-Mito- O câncer de mama está ligado ao uso de próteses mamárias? Mentira! O uso de próteses mamárias não está ligado ao surgimento de câncer nas mamas As siliconadas como todas as mulheres, devem realizar a mamografia regularmente a partir dos 30 anos. O silicone não aumenta o risco, mas também não o diminui. Portanto o auto-exame e acompanhamento médico são fundamentais como em qualquer mulher.

7-Verdade – A exposição solar está entre os maiores inimigos daquelas que implantaram o silicone recentemente.  Os raios podem manchar a pele descolada para a colocação do implante.

8-Mito- Os seios perdem a sensibilidade por causa da prótese de silicone? Isso é mito!! No período inicial de recuperação é possível que as sensações sejam alteradas, mas a sensibilidade volta poucos meses após a cirurgia. Há raros casos de total insensibilidade mamária depois do implante de próteses.

9-Verdade – É possível romper o silicone. Apesar de os números serem extremamente baixos, traumas graves podem levar à rotura dos implantes danificados. A manipulação normal diária, porém, não é capaz de romper as próteses.

10-Verdade – É necessário realizar uma série de exames antes de pensar em realizar a cirurgia de implantes mamários. Entre os solicitados estão os exames de sangue (hemograma, coagulograma, glicemia, eletrólitos), eletrocardiograma e ultrassonografia das mamas. Em pacientes com exames alterados e/ou doenças associadas, muitas vezes são necessárias avaliações de outros especialistas, como cardiologista.

11-Verdade– Mulheres com diabetes podem se submeter à cirurgia plástica, desde que a doença esteja controlada.

12-Verdade – Os implantes podem causar dores nas costas, dependendo da estrutura óssea da paciente. Recomenda-se que antes da cirurgia as mulheres utilizem pesos equivalentes as próteses para que o corpo se adéque. E que se tenha bom senso na hora de escolher o tamanho da prótese.

13-Mito – Posso usar o mesmo silicone para o resto da vida? O silicone não é vitalício. Apesar dos novos materiais prolongarem o tempo útil de vida das próteses, é necessário acompanhamento médico para trocar o implante de tempos em tempos.

14-Mito – A cirurgia plástica por estética pode ser recomendada para menores de 18 anos, desde que cada caso seja avaliado individualmente. A primeira menstruação, obrigatoriamente, tem que ter ocorrido pelo menos 4 anos anteriores à cirurgia e a indicação tem que ter completa aceitação dos pais ou responsável legal.

15-Mito – A prótese mamária pode se deslocar para outras partes do corpo com o tempo ou com movimentos bruscos? Após a completa cicatrização dos tecidos internos e formação inicial da cápsula, a usual movimentação do silicone não provoca deslocamentos anormais. Saiba mais sobre sua saúde.   Fonte: Minha Saúde Online

Um comentário:

  1. Muito bom o seu post! Eu coloquei minhas próteses de silicone nos seios na Master Health, em SP, e eles são excelentes! Tiraram todas as minhas dúvidas antes do procedimento, e eu amei o resultado!

    ResponderExcluir