segunda-feira, 14 de julho de 2014

Dicas de ortomolecular que ajudam você a desintoxicar





Adriana Splendore

O corpo humano é a mais perfeita fábrica química que existe. O organismo  necessita de nutrientes para o seu bom funcionamento, e a alimentação é a maior fonte desses nutrientes,  é como se fosse a gasolina do carro, se for de má qualidade o carro vai falhar.

Quando os sintomas de uma doença se manifestam seja uma alergia, uma afta, furúnculos na pele, seus agentes causadores já estão  na nossa corrente sanguínea. Alguns  tratamentos são direcionados apenas para  a eliminação dos sintomas e não agem na causa dos problemas, que é o mais importante. É preciso desintoxicar o corpo, auxiliar o funcionamento dos órgãos, retardar processos de envelhecimento e prevenir doenças .

Minerais são fundamentais para nossa saúde, eles participam de inúmeras funções, como, manter o ritmo cardíaco, regularizar o sono, a digestão, o metabolismo das células, participa das contrações musculares.

Vou dar dicas de alimentos que tem minerais importantíssimos para nossa saúde, que você pode adotar desde já,  mas inicie seu processo de desintoxicação bebendo água em jejum, bem simples, mas que faz toda diferença, ela fará toda hidratação do organismo, a pele ficará mais macia, os rins trabalham melhor e melhora a circulação.

Vamos começar com o Magnésio, mineral necessário para praticamente todos os processos bioquímicos do organismo, ele é necessário para a produção de energia, para os impulsos  nervosos. Sua carência pode gerar sintomas como palpitações, espasmos musculares, câimbras, nervosismo e ansiedade. Uma das possíveis causas do cansaço crônico pode ser a carência desse mineral.

Boas fontes de Magnésio: Arroz integral, soja, cereais integrais, leguminosas, lentilha.

Alimentos como abacate é riquíssimo em Cobre, oligoelemento essencial para a função respiratória, ele ainda diminui o colesterol, ajuda nos casos de anemia, reumatismo, artrite, e aumenta as defesas do organismo por ter uma ação antioxidante. Você fuma? Então você está gastando todo estoque de Cobre do organismo, fundamental fazer essa reposição. 
Outras fontes de Cobre: Fígado, cereais integrais, marisco

Os vegetais de folhas verdes que são riquíssimos em Cobalto que influencia diretamente no nosso sistema nervoso, diminuindo a ansiedade. A carência de Cobalto é comum nos vegetarianos, ele é necessário para a formação dos glóbulos vermelhos.
Fontes de Cobalto: Carne, ostras, vegetais de folhas verdes frescos.



O mineral Cromo é essencial para quem quer emagrecer, ele ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, muito utilizado no tratamento de quem tem diabetes. A nossa dieta rica em açúcar e farinhas só contribui para a deficiência desse mineral.
Encontramos Cromo nos cogumelos Shitake, levedura de cerveja e gema de ovo.

O Potássio tem um papel fundamental na condução dos impulsos nervosos, regula os batimentos cardíacos, e a sudorese é uma das causas de perda de Potássio, tal como a diarreia e os diuréticos. É necessário repor Potássio após os exercícios físicos.
A fonte de Potássio mais conhecida é a banana, mas também, vegetais de folhas verdes, água de côco.





Já o Fósforo ajuda a criar as estruturas dos ossos, porém Fósforo em excesso, e ele está presente nos refrigerantes, pode levar num desequilíbrio de Cálcio. Estudos mostram que desequilíbrio a longo prazo entre o Cálcio e o Fósforo pode causar osteoporose.

Sabemos que nem sempre temos uma alimentação balanceada, e não conseguimos repor todos os nutrientes que precisamos, assim uma reposição de minerais é importantíssima para a saúde.         Saiba mais sobre sua saúdeFonte: Minha Saúde Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário