segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Organização do tempo: trabalho, família e atividade física






Com muitas atividades, responsabilidades e excesso de informações, dependendo da forma com que organizamos nossa vida, o dia-a-dia parece corrido de tal jeito que as coisas se acumulam e aí surgem as dificuldades para administrar corretamente nossa vida. De modo geral, as pessoas precisam trabalhar, cuidam da família e também da sua saúde e da prática de exercícios físicos.

Não é impossível ter domínio sobre o tempo da maneira que se quer, mas é preciso ter bastante organização para que tudo se encaixe dentro das 24 horas recebidas a cada dia por todos. Para isso é fundamental saber alinhar todas as atividades do nosso dia, e o que perceptível é que muitas pessoas deixam de realizar atividade física regularmente por acharem que não há tempo para isso.

Para que você consiga realizar e concluir seus afazeres, seguem algumas dicas:

1- planeje antes, pense com antecedência o que você precisa fazer;
2- quanto tempo vai levar para realizar tudo o que quer? Comece com coisas que você já está acostumado a fazer depois passe para as coisas novas que você quer alcançar;
3- divida em partes suas atividades, isso é fantástico. Sabe como vai realizar por etapas ate a concretização;
4- verifique qual a melhor forma de organização dos compromissos, de modo que você faça tudo aquilo que foi programado em determinado dia. Pode ser uma agenda, um celular, ou até mesmo no computador, escolha o que funciona para você.
Aprendendo a fazer isso, inclua quando e como você vai fazer atividade física.




Não adianta planejar que irá todos os dias se você não consegue ir uma vez por semana.

É interessante você aprender o princípio de Kaizen, que tem como foco a mudança e melhoria contínua de atitudes, processos etc; este princípio dá ênfase em fazer as coisas um pouco de cada vez para que assim você consiga atingir um resultado estável e duradouro.

Você pode começar do tamanho que for necessário para você se motivar, pode ser descer de escada toda vez que houver essa possibilidade, pode ser caminhar até o trabalho ao invés de ir de carro, isso tudo não substitui a atividade física, mas motiva e organiza o pensamento, abra espaço para novas possibilidades. 

Se ainda sim não houver tempo para pratica de esporte, repense como você esta vivendo sua vida, pois também é preciso cuidar do corpo e da saúde.

Saiba mais sobre sua saúde.   Fonte: Minha Saúde Online  

Nenhum comentário:

Postar um comentário