quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Cirurgia bariátrica reduz risco de diabetes, aponta estudo

man / Exame.com






São Paulo - Quem já fez uma cirurgia de redução de estômago tem menos chances de sofrer com diabetes tipo 2 no futuro. A descoberta é fruto de um levantamento realizado por cientistas do King's College de Londres.
O estudo foi divulgado em The Lancet, publicação da área de ciência. Para o trabalho, foram monitoradas 4.334 pessoas obesas. Metade delas foi submetida a cirurgias bariátricas e a outra metade, não.
Entre os pacientes operados, foram registrados 38 casos de diabetes tipo 2. Entre aqueles que não fizeram a cirurgia, o número de casos foi bem maior: 177.
"O efeito da cirurgia bariátrica foi parecido para homens e mulheres e para pessoas de diferentes faixas de idade", afirmam os pesquisadores no artigo.
Apesar da menor incidência de casos de diabetes tipo 2 entre os pacientes operados, a cirurgia também apresentou efeitos colaterais negativos.
"Os pacientes que passaram por cirurgia se mostraram mais propensos a ter pressão alta e níveis de colesterol elevados", afirmaram os cientistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário