segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Tentando melhorar a sua Articulação? Então, tome nota desses 6 passos!

Dr. Rondó




Falo sempre com você sobre a importância de uma vida saudável e com qualidade e para isso trato de trazer dicas interessantes e fáceis de serem seguidas por todos. E quando falamos sobre bem viver, estamos falando também sobre nossa mobilidade e é aí que temos que cuidar muito bem da nossa articulação. Afinal, ela funciona como a ligação de peças fundamentais dessa máquina que é o nosso corpo.
Para que você fique com sua articulação em dia tome nota desses seis passos que preparei para te auxiliar.

1º) Óleo de Fígado de Bacalhau: Pense nele como um lubrificante para as suas articulações. É um remédio testado pelo tempo e conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, e está apoiado por pesquisa.  Um estudo de 2002, da Universidade de Cardiff, descobriu que o óleo de fígado de bacalhau cortava drasticamente o nível da enzima responsável pelos danos à cartilagem das articulações nos pacientes com osteoartrite e que este efeito era notável em pouco tempo.  Quanto mais tempo você o tomar, maior será o benefício. Então o que está esperando para começar?

2º) Glucosamina e Condroitina: O seu ortopedista te dirá que estas duas não funcionam. E ele estará mentindo! Diferente da cirurgia que ele está te empurrando, a glucosamina e a condroitina estão apoiadas pela ciência e por testemunhos de milhões de pessoas que contam com elas para aliviar a osteoartrite.  Uma série de estudos realizados na Bélgica mostrou que este duo dinâmico pode trazer o alívio da dor e reverter a calcificação da articulação que marca esta condição.  Elas também podem aliviar a rigidez e restaurar o movimento.  O lado ruim é que pode levar algumas semanas, ou até alguns meses, para entrar em ação, mas eu posso prometer que a espera vale a pena.

3º) Curcumina: É o tempero que dá a cor para o curry. Um estudo de 2010 descobriu que é tão eficaz quanto o ibuprofeno no alívio da dor da osteoartrite. O ibuprofeno, é claro, pode estragar o seu estômago ou até fazer um furo nele.  O curry por sua vez é delicioso.  Você me diz qual é a melhor opção.
4º) Garra do Diabo:  Soa como que eu inventei para ver se você ainda está prestando atenção, mas a garra do diabo não é algo uma mistura de olho de salamandra e hálito de morcego.  Trata-se de um tratamento à base de ervas. Um estudo de 2002 descobriu que ela é igual à droga europeia diacereína no alívio de dor e nos benefícios à mobilidade, sem nenhum dos riscos deste último.  Isto é realmente diabólico!

5º) Perca Peso: Nossos joelhos se desgastam com o passar dos anos. Mas se você está pedindo a estas "maçanetas" que elas suportem uma carcaça excessivamente grande, elas não só vão se desgastar como também vão acabar. Um estudo de 2012 descobriu que a redução do peso melhora a dor, a rigidez, a função física e a qualidade de vida em geral para os pacientes com osteoartrite.  Tudo que posso dizer é: vai fundo!
6º) Pare de se exercitar:  Se você estiver frequentando uma academia, exija o seu dinheiro de volta, e se estiver trotando ou correndo, pare antes que seja tarde. A melhor maneira de estragar as suas articulações, especialmente os seus joelhos, é constantemente taxá-las com exercícios como corrida e levantamento de peso.  Você deve, sim, sair e se movimentar, mas faça-o com atividades mais seguras como andar a pé ou de bicicleta, jogar golfe ou até mesmo cuidar do jardim.

Então, enquanto todos os seus amigos acabam ficando "ligados" em narcóticos para o alívio da dor, você estará curtindo a vida.  E não é assim que a terceira idade tem de ser?

Referência Bibliográfica:
Arthritis and Rheumatism November 2006; 54 (11): 3452-3464
Advances in Therapy September 2009; 26 (9): 858-71
The Use of Glucosamine Sulfate and Chondroitin Sulfate in the Treatment of Osteoarthritis," Burmeister A, Physician Assistant, November, 2000; 46-55.
Alternative Therapies for Arthritis Treatment," Robert D, Orthopedic Nursing, November/December 2003; 22(5): 335-342.
Rheumatoid A arthritis, Inflammation, Autoimmune Joint Condition - Cod Liver Oil, Omega-3 Fatty Acids, Essential Fatty Acids, EPA, DHA



Nenhum comentário:

Postar um comentário