quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Uma força solar para o seu coração!

Dr. Rondó



Se me permite, quero te dar uma dica muito especial. Sabe aqueles painéis solares caros, que você já instalou ou tem vontade de instalar em sua casa? Pois bem, trate de esquecê-los! Uma que eles não valem o dinheiro que custam, outra, que você já é dono de um dos melhores e mais eficientes painéis solares que existem: a sua pele!
Sei que os medrosos te dirão para nunca, mas nunca mesmo, expor a sua pele ao sol, mas eu estou aqui para te dizer que o céu não está caindo e que o sol não é esse perigo que algumas pessoas pregam. Na verdade ele é essencial para nossa vida!
O simples fato dos raios ultravioletas SEGUROS e SAUDÁVEIS entrarem em contato com os painéis solares da pele desencadeia aproximadamente um milhão de pequenas reações.
A mais famosa reação é, sem sombra de dúvidas, a produção da vitamina D. É importante, porém, deixar claro que o sol não é um cachorro de um truque só.  Aliás, essa reação talvez não seja nem o melhor truque escondido em suas mangas douradas. Uma pesquisa sobre o assunto mostrou que a exposição à luz UV estimula a produção de ácido nítrico necessário para manter as artérias abertas e o sangue fluindo. E vamos combinar que não há muitas funções corporais mais importantes do que essa.
Neste mesmo estudo, voluntários foram "cozidos" através de lâmpadas de bronzeamento em duas sessões de 20 minutos. As sessões pareciam idênticas e davam a mesma sensação, mas tinham uma diferença: em uma sessão a luz era filtrada para "proteger" os voluntários dos raios UV.  Na outra, eles foram bombardeados com tudo.
Os voluntários não foram informados sobre qual sessão tinha ou não os raios UV, mas seus corpos conseguiram identificar imediatamente, pois os níveis de pressão sanguínea caíram por uma hora inteira após as sessões sem filtragem.
Você me conhece bem e sabe que não sou daqueles que ficam estimulados quando o assunto é uma pequena queda do nível de pressão sanguínea, já que isso é um marcador de saúde tão exageradamente considerada quanto o colesterol. Fato é que estou impressionado com o PORQUÊ desses níveis terem mergulhado. Os pesquisadores acreditam que os raios UV fazem a fábrica de óxido nítrico do corpo funcionar a pleno vapor e ao mesmo tempo ajudam a reduzir o nível da pressão sanguínea. Isso significa que esse mesmo óxido nítrico pode te proteger de ataque cardíaco, derrame e até da morte. Xeque-mate!
Isso por si só já é uma boa razão para pegar um bronzeado, mas não chega a ser a única! E aqui está mais uma: aquele mesmo óxido nítrico pode também fazer o sangue fluir para aquele lugar que os homens, muitas vezes, consideram mais importante do que o coração. Isso mesmo que você pensou… O pênis!
Aliás, a maioria das pílulas para o pênis funciona ao ativar estes mesmos caminhos de óxido nítrico. Fica aqui então um recadinho para o Viagra: meu caro, você agora tem um competidor de peso e ainda por cima é GRÁTIS.
Vai me dizer agora que essa não é uma grande razão para ficar debaixo do sol o dia todo? E mais uma vez, não é a única. A luz do sol também pode estimular o sistema imune e causar reações hormonais que são essenciais para a boa saúde.
Eu precisaria escrever um livro para listar todos os benefícios dessa exposição, mas deixe-me te dar apenas três que você pode notar e sentir todo dia:

SONO

Como o seu corpo sabe quando é hora de dormir e quando é para acordar?  Não é apenas porque você está exausto no final de um dia longo ou teoricamente descansado na manhã.  É porque o corpo pega as dicas do sol.  Quando este desce e o céu escurece, o seu corpo sabe que é hora de produzir a melatonina, o "hormônio do sono".
O corpo continua a produzir e se alimentar da melatonina até que você veja a luz do dia novamente. Por isso, a melhor maneira de começar o dia é abrindo as cortinas e dando boas-vindas à luz e não se escondendo debaixo do travesseiro. Isso é tão bom quanto uma xícara de café.

HUMOR

Você já ouviu falar do Transtorno Afetivo Sazonal (TAS)?  Trata-se de uma condição de humor que muitas pessoas sentem durante a baixa luz do sol do inverno.  Mas graças ao constante evitar do sol, para não falar em filtros solares, muitas pessoas ficam TRISTES o ano todo, mesmo que elas nunca tenham sido clinicamente diagnosticadas com o TAS ou qualquer outro transtorno de humor.
A maioria das pessoas nunca se dá ao trabalho de procurar ajuda; elas passam pela vida sombrias, melancólicas e até lutando contra depressão profunda, impulsionadas pela baixa exposição ao sol.
Você pode ficar olhando para uma caixinha cara de luz por horas e horas para um pouco de alívio, mas a minha recomendação é simplesmente sair de casa e pegar um pouco de sol, porque nada é melhor do que a verdadeira luz.
MEMÓRIA
Estão aparecendo dados que mostram como a luz do sol pode estimular a proteção de células cerebrais.  Um estudo recente descobriu que os pacientes com Alzheimer expostos ao sol tinham melhores pontuações mentais e de humor melhor.  Mais importante ainda, eles sofreram menos declínio funcional do que os pacientes que não receberam luz do sol diariamente. Não há uma droga sequer que tenha o mesmo efeito.
Em minha opinião, se você tomar mais sol AGORA, antes da demência começar, você certamente diminuirá o seu risco de ter essa condição.
Os benefícios causados pela exposição ao sol são extremamente importantes, e olha que eu nem entrei no mérito da produção da vitamina D. A esses benefícios que citei podemos incluir ainda a proteção do coração, cérebro, ossos e visão.  A vitamina do sol pode evitar o câncer, ajudar na luta contra a síndrome metabólica, manter a sua diabetes sob controle e muito mais.
Nada mal para algo que você pode obter simplesmente saindo de casa para dar uma caminhada prazerosa, não é mesmo?  Então, eis o meu conselho:  saia de casa e tome sol.  Não use filtro solar! Ironicamente alguns dos químicos mais usados nesses produtos são comprovadamente CAUSADORES dos próprios cânceres que eles dizem nos proteger.
A única verdadeira "proteção" da qual você precisa quando o assunto é exposição ao sol ainda é o velho bom senso. Cubra-se ou procure abrigo antes de ficar rosado e você não terá nada com o que se preocupar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário